A prática de exercícios físicos vai muito além da vaidade estética.

 

Praticar exercícios físicos é indispensável durante toda a nossa vida, porém, muitas pessoas preocupam-se com isso apenas quando chega o verão, com o intuito de chegar à forma física ideal.

A importância da atividade física vai muito além de se conseguir um corpo perfeito. O maior objetivo dessa prática é cuidar da saúde, na prevenção de doenças, na melhora de dores e evitando novos problemas no organismo.

Mesmo sabendo disso, nem sempre é fácil conseguir tempo ou mesmo motivação para manter uma prática regular de exercícios físicos. Separamos alguns passos abaixo para que você possa ter uma vida mais saudável e de forma simples, confira:

 

1 – Por que praticar exercícios físicos?

Estudiosos apontam que pessoas fisicamente ativas apresentam menor risco de desenvolver problemas mentais do que indivíduos sedentários, além disso a atividade física apresenta efeitos benéficos na prevenção e tratamento da pressão alta, elevação do colesterol, da diabetes e da obesidade.

Fazer exercício físico também é excelente a nível psicológico, tendo inclusive um efeito antidepressivo. Algumas pesquisas já comprovaram que reduz a ansiedade, diminui o stress e também aumenta a autoconfiança.

Os exercícios físicos podem ser praticados por indivíduos de diversas idades, uma vez que até mesmo a caminhada, que é uma atividade mais leve de ser praticada, traz melhorias não somente estéticas, como de condicionamento para o praticante.

 

2 – Consulte um médico antes da prática de exercícios!

Antes da prática de qualquer atividade física é essencial consultar um médico e realizar exames laboratoriais que confirmem que o indivíduo esteja apto para praticar exercícios, não havendo risco algum para a saúde do praticante.

 

3 – Além de cuidar da saúde, atinja bons resultados para o corpo.

Para se conseguir resultados expressivos da prática de exercícios físicos é muito importante manter uma alimentação balanceada. Adotar uma grande variedade de alimentos é muito importante. Incluir o consumo de frutas, hortaliças, cereais integrais, proteínas (carne, frango, peixe, ovo, leite, queijos e iogurtes) e alimentos ricos em gorduras boas (castanhas, nozes, peixes, azeite) e baixo consumo de alimentos ricos em açucares e gorduras. Manter uma dieta equilibrada, contribui para os resultados positivos dos exercícios para o organismo.

 

4 – Motive-se!

Com a correria do trabalho, atividades da casa, e muitas vezes com a atenção para os filhos, o cansaço é inevitável e, consequentemente a falta de vontade para realizar exercícios físicos.

É importante encontrar uma modalidade que você sinta prazer em realizar, teste várias até encontrar a sua. Além disso, procure praticar exercícios na companhia de um amigo ou em grupo, assim tudo fica mais divertido. Caso prefira praticar atividades sozinhos, escolha uma boa playlist, coloque seu fone e inicie.

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