Descubra os benefícios em aprender uma nova língua.

 

Aprender um novo idioma não é apenas importante no quesito de conhecer outras culturas, mas também para ter mais abertura na área profissional e desenvolver habilidades pessoais com mais facilidade.

Muitas pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender outro idioma durante a infância e a adolescência, precisaram se atualizar para competir por melhores colocações no mercado de trabalho.

Por conta da facilidade de aprendizado que as crianças têm, o ideal é que o aprendizado de outro idioma seja iniciado desde cedo para que a construção da fala no outro idioma, também ocorra com fluidez, assim como em sua língua materna.

Confira abaixo os benefícios que aprender uma nova língua pode te trazer:

 

1 – Ampliar conhecimentos socioculturais

Conhecer novas culturas traz para o indivíduo uma expansão na visão de mundo, e consequentemente o amadurecimento na vivência da vida.

Esse conhecimento proporciona o contato com outras culturas e costumes distintos dos aprendidos em sua cultura. Durante o aprendizado, o ideal é ter acesso à literatura, comportamentos e tradições dessa outra cultura.

 

2 – Ter um futuro profissional de sucesso

A carreira profissional, normalmente inicia em meados do início da faculdade. Porém, é importante inserir um novo idioma já na infância, pois iniciar o contato com outra língua, ajudará a criança a se tornar fluente em uma língua estrangeira desde cedo, e futuramente um profissional mais capacitado.

Além disso, ao inserir a criança em novos círculos sociais, como em uma escola de inglês, contribui para o desenvolvimento de valores como a empatia, a sociabilidade e outras habilidades nas relações humanas que vão além do ambiente familiar.

 

3 – Desenvolvimento de habilidades multitarefa

Pessoas que sabem falar mais de um idioma, especialmente crianças, conseguem mudar facilmente a atenção entre dois sistemas de fala e escrita.

Um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia, sugeriu que essa habilidade de multitasking (multitarefa) ajuda os indivíduos a desenvolverem a capacidade de conciliar várias tarefas ao mesmo tempo, já que o cérebro passa pelo exercício de revezar entre diferentes estruturas linguísticas com facilidade.

 

4 – Diminuem o risco de ter Alzheimer ou demência

Inúmeros estudos sobre o assunto foram conduzidos e os resultados demonstram que pacientes adultos que desenvolveram Alzheimer e que só falavam uma uma língua, tiveram os primeiros sintomas da doença por volta dos 71 anos de idade. Já entre os pacientes que falavam duas ou mais línguas, os sintomas só começam aos 75 anos.

As pesquisas também consideraram fatores como escolaridade, nível de renda, sexo e saúde física, mas esses aspectos não tiveram impacto nos resultados.

 

5 – A memória também é fortalecida

Aprender novos idiomas ajuda a fortalecer a memória, mesmo na idade adulta. Pesquisadores descobriram que pessoas que falam quatro ou mais idiomas tem cinco vezes menos chances de desenvolver problemas cognitivos em comparação aos indivíduos que falam apenas dois idiomas; já para os indivíduos que falam três línguas, a chance é três vezes menor.

 

6 – Melhora a tomada de decisões

Publicado pelo periódico Psychological Science, um estudo da Universidade de Chicago sugere que o processo de raciocinar em outro idioma ajuda a diminuir inconsistências cognitivas e melhora o processo de tomada de decisões: pois ao usar um idioma estrangeiro, as decisões passam a ser mais sistemáticas e menos baseadas em fatores negativos, o que é um processo mental comum ao usar a língua nativa.

 

Está esperando o que para começar seu curso? Peça seu cartão e entre em contato com uma de nossas empresas parceiras e amplie os seus conhecimentos!

Ah, assim que pedir seu cartão você já pode utilizar imediatamente. Peça agora mesmo!


Veja Também